Descrição

A Cooperativa dos Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai – Coogamai – com sede em Ametista do Sul, integra um seleto grupo de 11 Cooperativas de mineração de todo o País, em cinco regiões diferentes, que participarão de um trabalho de diagnóstico realizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

O projeto consiste em analisar as partes operacionais, contábeis e tributárias das Cooperativas que operam com diferente matéria prima. Técnicos das Cooperativas participantes responderão um questionário com cerca de 160 questões, além das visitas técnicas e conversas com dirigentes e técnicos.

O objetivo ao final do projeto é ter um direcionamento sobre a atuação das Cooperativas de mineração em todo o Brasil e indicar um alinhamento na forma de atuação das mesmas, podendo sugerir algumas melhorias em caso de necessidade, conforme destaca Flavia de Andrade Zerbinato Martins, analista técnica e econômica da OCB.

Flavia salienta ainda que em Ametista do Sul o grupo de técnicos ficou muito feliz com o que viu na Coogamai e o trabalho que vem sendo desenvolvido voltado para a geração de emprego, não apenas na extração das pedras preciosas, mas também na área do turismo, além do profissionalismo da equipe da Coogamai na apresentação dos trabalhos.

A expectativa é que o grupo técnico volte ao Rio Grande do Sul ainda neste ano. O presidente da Coogamai, Isaldir Antônio Sganzerla, disse estar muito feliz pela Cooperativa ter sido escolhida pela OCB para a realização deste trabalho, na sua opinião, a OCB é o braço forte sempre em defesa do cooperativismo brasileiro.

 

Edevaldo Stacke/Ascom Coogamai





Outras galerias