Descrição

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou nesta segunda-feira (26) a entrega de equipamentos de proteção individual para garimpeiros em Ametista do Sul. Foram entregues no total 680 kits que serão distribuídos para os trabalhadores do município. A secretária Arita Bergmann foi a uma mina de extração em Linha Alta conversar com garimpeiros e entregar o material.

Entre os equipamentos distribuídos estão protetores auriculares, botas, capacetes e máscaras. O município tem 140 garimpos ativos com cerca de 900 garimpeiros produzindo 80% do PIB local com a extração da pedra ametista.

"Viemos aqui para celebrar o compromisso do Governo do Estado de cuidar da saúde do trabalhador", afirmou a secretária Arita. "Esses equipamentos, novos, ajudam muito na proteção", confirma o garimpeiro Andre de Barros, que trabalha 8 horas diárias na mina, ao lado de outros 24 garimpeiros.

O recurso para a compra dos equipamentos é do fundo de participação da exportação da pedra ametista minerada na região. O ato oficial de entrega aconteceu no garimpo de Valcir Norbach, na localidade da Linha Alta.

A Cooperativa dos Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai Coogamai esteve representada pelo seu presidente, Isaldir Antonio Sganzerla, e o engenheiro de minas, Anderson Oliveira da Silva.

Sganzerla fez um pedido especial a secretária de Estado, para que o Governo olhe com carinho para a valorização justa das pedras preciosas extraídas dos garimpos da região.

 





Outras galerias