A COOGAMAI e a atividade garimpeira na região foram tema de palestra que ocorreu durante o 18º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral

A COOGAMAI e a atividade garimpeira na região foram tema de palestra que ocorreu durante o 18º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, que ocorreu de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2022, no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, em Teresina, no Piauí.
Dentre os temas do evento, a representação da COOGAMAI participou do seguinte: Planejamento e Gestão para a Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral, que reuniu grandes nomes e autoridades do setor da mineração, principalmente ligados ao cooperativismo minerário.
O engenheiro de minas, que atualmente atua como consultor técnico da COOGAMAI, Anderson de Oliveira, foi convidado pelo Governo Federal para apresentar o trabalho desempenhado há anos nas atividades garimpeiras da entidade, mostrando um caso de sucesso do trabalho continuado (extensionismo mineral) na pequena mineração, setor esse que enfrenta várias dificuldades em todas as esferas.
“Com grande honra e satisfação fui convidado pelo Ministério de Ciências e Tecnologia, no papel do Sr. Elzevir Guerra, para apresentar o trabalho desempenhado ao longo de uma década na atividade garimpeira nas áreas da COOGAMAI. O trabalho sempre foi árduo e com muitos obstáculos, que até hoje persistem em ocorrer, contudo, todo esse reconhecimento nos enche de ânimo para continuar a luta em prol da pequena mineração. Uma grande parte da sociedade, bem como, alguns órgãos que fiscalizam esse tipo de atividade, necessita mudar seus conceitos frente o trabalho desempenhado, em especial, o qual é realizado nas áreas da entidade. Onde se enfrentam inúmeras adversidades de origem diversas, sendo que o recurso humano e financeiro é extremamente escasso, assim se faz necessário um trabalho em conjunto, em contraponto à opressão ou imposição de níveis de dificuldades as atividades que vem sendo desempenhadas com muito sacrifício.” Comenta Anderson.
O engenheiro aponta ainda que os presentes ficaram surpresos positivamente com a forma com que a mineração de desenvolve na região, do suporte ofertado pela Cooperativa, e da forte ligação turística do setor, sendo questionado com diversas pontuações. Pela notoriedade da atividade desempenhada na região, os organizadores do evento apontaram da possibilidade de Ametista do Sul sediar o Seminário em 2024.
Últimas Notícias