COOGAMAI mobiliza lideranças para liberação de garimpos

Como é de conhecimento da comunidade ametistense, no dia 16 de março de 2023, ocorreu em Ametista do Sul uma fiscalização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, que emitiu uma Decisão Administrativa de Suspensão Provisória das atividades de extração mineral pertencentes às PLGs 810.432/2002 sob a LO 8201/2019 e PLG 810.546/2002 sob a LO 08265/2019, afetando 58 frentes de garimpo.

Desde então, e como sempre, a entidade vem lutando sem medir esforços, para levar informações e documentos à FEPAM, buscando liberar tais garimpos para que retomem suas atividades com mais brevidade possível.

Nesta quarta-feira, 29 de março de 2023, a entidade participou de uma reunião em Porto Alegre com o presidente da FEPAM Renato Chagas e demais técnicos.

Uma grande comitiva esteve unida em prol do setor, tendo à frente o presidente da Coogamai Isaldir Sganzerla, o secretário de turismo do RS, Vilson Covatti, o secretário de trabalho e desenvolvimento profissional do RS, Gilmar Sossella, o presidente do Sindipedras Gilberto Bortoluzzi, amparados pelo departamento jurídico da Cooperativa, e demais autoridades locais e regionais, desde representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, até lideranças de diferentes segmentos, inclusive garimpeiros.

A reunião foi positiva, ficando a Cooperativa incumbida de protocolar nesta quinta-feira, 30, documentos com as condicionantes que estão sendo cobradas pela FEPAM, para então fazer o levantamento das interdições.

Desde já a COOGAMAI reforça e agradece a todos que estão atuando firme nesta demanda, sendo este é um trabalho em conjunto, onde cada entidade, líder e representante teve e tem sua contribuição.

“Agradecemos a receptividade da FEPAM, e em um contexto geral a união de todos que não estão medindo esforços nessa luta em prol da classe garimpeira, do setor minerário. Alguns marcando presença, outros encaminhando ofícios de apoio, cada um fazendo a sua parte. Não queremos aqui citar nomes pois são muitas pessoas envolvidas, e quem está conosco, atuando pela classe garimpeira sabe da importância que tem e cabe a nós agradecer imensamente.” Comenta o presidente Isaldir.

Destacamos ainda que a COOGAMAI firmou um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, para desenvolver estudos técnicos mais robustos no que tange a geotecnia, um trabalho que vai agregar muito para as demandas solicitadas. Desde já agradecemos e reforçamos a importância de nos unirmos ainda mais neste momento.

Também, reforçando a equipe técnica da COOGAMAI houve a contratação do Engenheiro de Minas, Pedro de Oliveira Pena e Oliveira, ele que assumiu o cargo de responsável técnico da Cooperativa, e da bióloga Deisy Brasil Gonçalves, que será a responsável técnica pela parte do meio biótico.

Últimas Notícias